Facebook

Saúde

Nāo sou médica. Nem perto disso. Os textos sobre saúde neste blog sāo apenas baseados em simples consultas com médicos ou em artigos e textos publicados nos livros de especialistas. Também incluo aqui o senso comum, o conhecimento mínimo e prática comum. 
Ou seja, nada do que aqui se escreve deve em algum momento ser entendido como medicina, tratamento ou diagnóstico. Todas as dúvidas de uma grávida devem ser esclarecidas perante profissionais de saúde. Estes textos servem apenas como partilha de conhecimento do "diz que disse". Esta pasta "Saúde" existe neste blog apenas para alertar e impulsionar a ir ao médico e nāo a tomar nada do que se lê como verdades absolutas. Médicos sāo médicos. Nāo se auto-diagnostique. 

O Stress e a Grávida


A pressāo de uma gravidez pode ser grande. Os medos e as ansiedades enormes. É bastante natural que este seja um tema desvalorizado pelas outras pessoas no seu dia-a-dia. O erro começa aí. Viver sob stress é prática tāo comum que já ninguém liga. Tantas vezes nem a própria grávida tem noçāo do quāo perigoso o stress pode ser para si e para o seu bebé. Mas pode mesmo. Mesmo que se alimente, que siga todas as regras e mais algumas, o equilíbrio e o apoio sāo fundamentais para a grávida. A instabilidade emocional e a irritabilidade fácil sāo absolutamente normais durante a gestaçāo. Mas o exagero deste tipo de sensações pode levar a um nível de stress contínuo, tornando-se perigoso e preocupante para o desenrolar saudável da gravidez. O stress, as ansiedades, as tristezas, as irritações têm de ser encaradas com seriedade pela grávida e também por quem a rodeia. O papel da grávida é proteger a sua cria acima de tudo, acima de todos. O papel dos outros é proteger, acalmar e relaxar a grávida. Nāo confundir irritaçāo própria da gravidez com o stress profundo é o primeiro passo, tanto para a māe como para quem a rodeia.
O stress profundo tem como base todas as ansiedades normais do dia-a-dia porém eleva essas preocupações tornando-as demasiado sérias e absolutamente constantes. 
Alguns factores que podem proporcionar esse stress excessivo:

- O excesso de trabalho ou a ausência dele
- Preocupações económicas
- Relações instáveis tanto no trabalho como na vida pessoal
- Sensaçāo de incompreensāo, grávida desapoiada: seja pela desvalorizaçāo por parte dos outros dos seus medos/do seu estado, seja por ausência real de apoio
- A preparaçāo que o nascimento implica
- Os medos, normais e exagerados, de que algo possa nāo estar bem com o bebé
- Os contratempos normais da vida quando caem todos ao mesmo tempo e sobrecarregam ainda mais os pesos já existentes.
Exemplos apenas.

A reviravolta na vida da māe é tāo grande e tāo real bastante mais cedo do que para todos os outros. Para essa reviravolta ser pacífica e menos atribulada todos devem estar em sintonia e ajudar a um ambiente de harmonia.
Ao que pode levar o stress na gravidez? Ao bloqueio das artérias uterinas e à taquicardia. A uma alimentaçāo debilitada através do cordāo umbilical, provocando uma reduçāo drástica no crescimento normal do feto tornando-o frágil e demasiado pequeno, reduzindo a oxigenaçāo e aumentando o sofrimento do feto. Ou mesmo mais tarde, pode trazer dificuldades de aprendizagem, de concentraçāo, de comportamento. Mas o risco maior é mesmo o parto prematuro. As contracções antecipadas. A sobrevivência do bebé pode estar em causa. A placenta nāo protege o bebé destas emoções. O bebé fica em sofrimento com o sofrimento que a māe sente. O risco é o de pré-eclâmpsia, asfixia fetal, parto prematuro, aparecimento de diabetes. 

Posto isto... Proteja o seu bebé. A sua gravidez. Dê vida, nāo a complique.
Se está grávida evite ambientes de stress, proteja-se, pense sempre no seu bebé colocando-o acima de tudo. Nāo discuta. Nāo se exalte. Deixe mesmo, nem que seja importante, para trás o que provoca angústia ou stress. Aprenda a lembrar o mais importante: o seu bebé. Faça as actividades que lhe proporcionam prazer. Fale com o seu bebé porque a sua voz acalma-o. Relaxe e ele também irá relaxar. Caminhe, leia, ouça música, pare, usufrua, organize o seu tempo, divirta-se, vá ver o mar. 

Se lida com uma grávida, faça tudo ao seu alcance para lhe proporcionar harmonia, estabilidade, apoio, amor e carinho. Nāo discuta com uma grávida. Nāo entre em disputa. Certamente nāo tem noçāo do rombo que pode estar a provocar. O que lhe pareça irrelevante para si pode ser de extrema relevância para a pré-mamā. Ouça. Perceba. Entenda. Dê tranquilidade, seja tranquilidade e apoio. 
Assim e só assim podem todos ajudar a prevenir. 


   

Cuidados Alimentares Elementares na Gravidez



Segundo os médicos deve evitar-se determinados alimentos ao longo da gestaçāo.
As razões sāo diferentes consoante os alimentos. Estando imune ou nāo à toxoplasmose deve ter-se em conta que a mulher grávida está mais debilitada nas suas defesas. O que a torna um alvo mais fácil do que antes para determinado tipo de bactérias, infecções e doenças que podem nem sequer afectar a māe mas sim o bebé.
Para um saudável desenvolvimento do feto deve-se evitar comer:

A. Carne mal passada.

B. Ovos crus. O perigo das salmonelas é imenso. Esqueça os ovos moles e nem toque na massa crua para bolos.

C. Peixe cru. Deixar de comer sushi é das regras mais difíceis de cumprir para os amantes da cozinha Japonesa. Alguns médicos admitem a possibilidade de o fazer. A minha médica é bem clara: - Nunca. Devido à possibilidade de graves intoxicações alimentares. E nem defendam os "sítios" de confiança. Ninguém consegue garantir em que condições reais o peixe foi conservado até chegar ao restaurante.

D. Saladas mal lavadas. Para uma salada bem lavada basta deixar alguns minutos debaixo de água corrente e depois colocar de molho em água com gotas de vinagre durante 10 minutos. A quantidade de vinagre nem afecta o sabor da salada.

E. Enchidos. Devido a bactérias perigosas.

F. Alimentos nāo pasteurizados e leite nāo pasteurizado.

G. Cafeína em excesso (máximo até 300mg por dia).  Aumenta as chances de o bebé nascer antes do tempo com baixo peso.  Aumenta o risco de aborto.

H. Alguns tipos de queijo sāo proibidos pelo perigo da listeriose: amanteigados, feta, fresco e cabra por exemplo. Saiba mais sobre listeriose aqui: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/listeriose

I. Álcool. Por nāo existir o conhecimento do limite de consumo de álcool seguro para o bebé evite o seu consumo por completo. Deixe de lado o vinho ou qualquer bebida alcoólica.