Facebook

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PAI

1979

Ontem aproximava-se de mim com uma fotografia na māo e olhar saudoso. 
Abril de 1979. 
- Era nesta altura que nāo me deixavas dormir. Tive sempre de te dar a māo para adormeceres com calma. 

É verdade. Teve sempre de me dar a māo para me acalmar. 
Mesmo hoje, aos 36, ainda preciso que me dês a māo para viver mais calma. 

No outro dia, depois de lhe agradecer mais uma māo que me deu, fiquei lavada em lágrimas com a resposta que escreveu. "Ser pai é mesmo para estas coisas"

Só hoje em dia percebo. 
Ser pai, ser māe, é para isto mesmo... dar as māos.

Esta, em 1979, está longe de ser a nossa melhor fotografia. Longe. 
Aqui estou até de olhos tortos e o meu pai, sem dormir, de olhar cansado. 
No entanto, a imagem é mais que apenas isso. 
O apoio firme de duas māos seguras que nunca me faltaram e um sorriso rasgado apesar da força, apesar do esforço, do peso. O apoio incondicional apesar do cansaço. 
Sempre lá, a olhar por mim, a olhar por nós.  

Hoje completa mais um ano. O meu pai. 
A firmeza nāo falta. O sorriso também nāo. Nunca.

Hoje pega na Amália e é como se eu visse uma segunda vez o que sei, sinto, vivi mas nāo vi de fora a primeira vez. Porquê? Porque da primeira ao colo estava eu.  
Muitos dizem que ser avô é ser pai duas vezes. 
Nāo tanto mas, em parte, também. 
Ser avô é também reviver e lembrar. 

Vive e revive, pai. E durante muito tempo, todo o tempo.
Parabéns, nesta data querida. 
Muitas felicidades, muitos anos de vida. 

1 comentário:

  1. Que lindo Anita! Empresta-me o teu pai! Precisava tanto de um assim!...

    ResponderEliminar

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: