Facebook

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Gatinhar Cair Levantar



Gatinhar, mexer, remexer, explorar, experimentar e conhecer: é esta a fase em que estamos. Tudo tem interesse. Tudo traz curiosidade. Tudo.
Está na altura de proteger cantos, retirar o que está mais à māo e esconder o que pode ser perigoso.  Há pais que defendem que nāo se deve mexer nada do lugar e há também quem defenda que se deve varrer da frente tudo e mais alguma coisa. Talvez o sensato seja mesmo o meio termo. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. O essencial é prever o que pode correr mal, antecipar, antever e prevenir. Esta ainda nāo é uma idade em que a comunicaçāo tenha um papel claro e inequívoco. Ou seja, nāo há como explicar a um bebé de seis meses que algo é perigoso ou nāo deve ser feito. Resta portanto prever sem grandes exageros ou paranóias. E acima de tudo vigiar. Estar sempre lá. Os pediatras avisam que esta é a fase dos acidentes domésticos. Cada dia o bebé evolui incrivelmente, hoje faz o que ainda ontem nāo fazia. Assim... Num ápice. 
A Amália tem o seu parque onde se diverte com os brinquedos. O parque é o único local seguro para a deixar sozinha se o telefone toca lá dentro ou se temos de ir abrir a porta a alguém. De resto nem vale a pena fazer grandes acrobacias de imaginaçāo: nāo se deve deixar um bebé nesta fase sem ser no parque ou na cama de grades para ir fazer uma coisa qualquer que seja para "logo logo voltar". Apenas é seguro ficar dentro do parque ou enquanto dorme na cama de grades.
Hoje, por exemplo, estava a vê-la tentar gatinhar e eu ia incentivando com brinquedos para ela tentar alcançar. Felizmente tinha o chāo protegido (com mantas e um tapete de algodāo lavável) quando de repente nāo é que ela se lançou no ar para chegar mais perto de mim. Deu um impulso com os joelhos e lançou-se para a frente farta de tentar procurar uma outra maneira de me alcançar. Assustei-me porque nāo estava à espera. Nāo me passou pela cabeça sequer que ela tivesse força para tal. Nāo teve problema porque por baixo estava protegido e fofo para amparar qualquer queda. Nāo esperava era uma queda de cara, de frente, género aviāo a fazer-se à pista ou pinguim a deslizar. Nada de mal. Correu lindamente até com uma gargalhada enorme dela porque tudo era fofo e confortável. Sem proteger teria sido perigoso e a gargalhada seria outra história. 
Gatinhar ainda só para trás. Com grande alegria dela mas só para trás. Para a frente pode estar para breve mas entretanto a pequenita vai tentando todas as formas e mais algumas... Até voar como se viu. 
Nas fotos (em cima) também fiquei petrificada quando estava a vê-la tentar gatinhar e de repente ela ergueu o rabo e quase se colocou em pé. Deu queda, claro. O peso da cabeça desequilibra e tanta coisa mais. Ainda nāo é tempo. Falta para chegar aí. 
Confia em mim, meu amor: lá chegarás e mais cedo do que agora te parece.
É assim, de facto. Nada na vida se consegue sem se tentar. Uma, duas, três ou mil vezes. E o mais certo é conseguir-se até mesmo quando se está quase a desistir. 
Nāo desistas meu amor, nem aches que já tentaste vezes de mais... Cada um de nós tem o seu próprio caminho, as suas próprias quedas. A maravilha é o levantar depois de todas e tantas quedas e ver onde se vai chegar da próxima vez que nos levantamos. 

Uma coisa te garanto: levantamo-nos sempre melhor e chegamos mais longe sempre que nos levantamos mais uma vez. Sempre. Podes acreditar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: