Facebook

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

14 De Fevereiro

Os dias sāo todos diferentes mas muito iguais. Hoje, 14 de Fevereiro, pode ser ou nāo, um dia igual aos outros. Para mim, nāo é. Para nós nāo é. Deixou de ser igual. 
No entanto, quem nāo gosta do dia dos namorados é bem recebido, entendido e bem tratado neste texto. Compreendo que talvez dependa da fase da vida que se vive. Talvez nāo. Nāo gostar do dia 14 de Fevereiro nāo é original mas é legítimo. Muitas razões podem existir: o nāo ter encontrado ainda A pessoa, o achar a data pirosa, o nāo gostar de marcar um dia no calendário para pensar na vida a dois, o achar tudo enervante com corações encarnados e restaurantes cheios à luz das velas. E muito mais.  

Mas para mim há uma novidade: Gosto do dia de S. Valentim. Passei a gostar. Por ti, meu amor, por vocês meus amores. Lembro bilhetes no carro, frases inspiradoras nos espelhos de casa, videos com dedicatórias... Sim, por tudo isso passei a gostar. Porquê? Porque a vida mudou. Porque nāo precisas de datas marcadas na agenda para lembrares a vida a dois. Porque nāo precisas da luz das velas dos restaurantes pois acendes as tuas. Porque nāo precisas de corações encarnados colocados por outros. Porque és tu e só tu que decides sempre quando e em que circunstância te deves lembrar da nossa vida a dois. Hoje, por ti, por mim, por nós: é o verdadeiro dia de S. Valentim. Porque mais que o mundo, mereces que este dia seja teu. Porque mais que ninguém, mereces que este seja notado na agenda. Por todos os outros dias que nāo eram e fizeste com que passassem a ser. 
Obrigada meu amor. Por todos esses dias e os que ainda estāo para vir. 
O dia de S. Valentim claramente também nāo é todos os dias como às vezes se ouve dizer. Pode ser quando se quiser, sim, desde que nāo seja todos os dias.  Porque todos os dias passariam a ser iguais, sem diferenças ou surpresas. Porque seria demasiado. Demasiado para os dias, para ti, para nós. É e será todas as vezes que quisermos. 

Hoje é dia de S. Valentim. E porquê? 
Porque fizeste reflectir o arco-iris no meu cabelo quando eu nāo estava a ver. Porque fizeste brilhar corações de velas nos meus olhos quando estavam baços. Porque me dás a māo todas as vezes que ela nada agarra. Porque escreves o que te vai no coraçāo sem hora ou data marcada. Porque reviraste o teu mundo pelo nosso, tantas e tantas vezes sem a data marcada. 

Hoje sou eu que marco contigo, meu amor. A data está marcada. 
Hoje é dia de S. Valentim. 
Para a māe e para o pai, Amália, hoje é dia de S. Valentim. Fica a inovaçāo registada.

Sim, meu amor: Para mim e para ti. 
   


Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: