Facebook

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Teu Nome

Segundo parece os nomes de menina no top em Portugal para 2013 foram:

1. Maria 2. Matilde 3. Leonor 4. Mariana 5. Carolina 6. Beatriz 7. Ana 8. Inês 9. Lara 10. Margarida 11. Sofia 12. Joana 13. Francisca 14. Laura 15. Madalena 16. Luana 17. Diana 18. Mafalda 19. Rita 20. Sara...
Fico feliz ao ler a lista e perceber que o teu nome nāo está aqui. Nāo que fosse um problema mas inquietam-me as modas repentinas. Também nāo gosto de nomes estrambólicos. Nem de nomes inventados. Muito menos da ideia da diferença apenas pela diferença. Gosto da simplicidade e do clássico. Se possível original, mas sem ser uma escolha louca ou inquietante. O teu nome nāo é nem será consensual. De todo. Mas mesmo aos que nāo gostam do teu nome (esses existem sempre nem que fosses Maria ou simplesmente Ana) devo dizer que o teu é um nome muito pouco usado mas absolutamente tradicional e simples. Desprovido de modas. Longe de invenções, piroseiras ou mesmo elites. É apenas o que é. Um nome. Simples. Marca do teu país. Das tuas raízes. De Portugal. No entanto tāo pouco atribuído. Para mim lindíssimo. Há quem nāo goste. Mas nāo há sempre? Em tudo. Em tudo. Nāo serás Bruna Josette nem Catiwanderleia. Isso nāo. Mas também nāo serás Ana, como  milhares de nós. Nāo que houvesse algum problema nisso. Nenhum. Nāo que nāo existam nomes lindos nesta lista! Claro que existem... Nomes como Leonor, Maria, Matilde, Mariana, Carolina, Beatriz... lindos. Claro. 
Mas o teu... Tinha de ter um significado profundo e forte. Para além de que será só teu hoje em dia. Na escola, serás tu e só tu, pelo menos nos anos que correm. Porquê? Porque sāo raras no país. É um nome inesquecível, quer se goste ou nāo, raro, tāo raro hoje em dia. Porque foi e é símbolo deste lugar. Porque chegou a todos os cantos do mundo. Um nome como o teu é difícil encontrar. Mais que tudo tem uma história por trás. Tem a nossa história. Nossa, do nosso lugar, do nosso país. E pessoalmente com profundas e importantes curiosidades para te contar. 
E se um dia te disserem que o teu nome é de uma enorme responsabilidade... Sorri... Sem pesos... Porquê? Porque enquanto que chapéus há muitos... Nāo há nunca ninguém como nós. Somos todos diferentes. Podemos até ser semelhantes mas nunca iguais a ninguém. E o importante é que somos sempre o que fazemos por ser. 
Serás tu e só tu a fazer o teu próprio nome. A construir o que quiseres que vejam nele.
Um nome é um nome. Simples. A tua identidade. E tu serás o que decidires ser, fosse com este ou com outro nome.  
Ficam as imagens que explicam a razāo de ser. 
Em duas delas... A bisavó. Numa... A grande Amália.
Amália, meu amor, é de coraçāo cheio que assim te chamarás. 


       

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: