Facebook

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A Māe Escondida

Hoje fotografamos o que queremos, onde queremos, a todas as horas, em quase todas as condições. Em 1800 e tal era bem diferente. Já era possível mas com as devidas limitações. Li um artigo sobre as dificuldades dos pais em conseguir as fotografias dos seus bebés naquela altura. A razāo é simples: era necessário manter os bebés absolutamente quietos por pelo menos 1 minuto. Difícil, quase impossível. Na altura a exposiçāo à luz tinha de ser longa para ser possível captar o momento numa imagem nítida. Os fotografados tinham de estar quietos como uma estátua. Tarefa aparentemente simples mas complexa quando se fala em fotografar bebés. 
As soluções para o problema foram surreais. Acho graça porque sāo o resultado das limitações da época e do amor daquelas māes. Amor enorme em querer registar o momento e fazer-se desaparecer dele focando a atençāo apenas no seu bebé. 

Guardar momentos no tempo, naquele tempo. O resultado foram fotografias com māes presentes mas "camufladas", escondidas. Se bem distante do photoshop e muito longe de toda a evoluçāo técnica imagino-me logo a passar por tudo isto... Já me estou a ver de cortina à frente a parecer um fantasma, para tentar a todo o custo as fotos possíveis da minha filha a brilhar sozinha. 

Felizmente meu amor, para todos nós, hoje em dia a técnica permite tudo e mais alguma coisa. E assim nāo temos estas limitações. 
Como já escrevi aqui um dia: prometo que vou fazer o possível e impossível para te fotografar sempre e todas as vezes sem te incomodar. Mas hoje, hoje é fácil. Naqueles tempos era outra coisa. 

Ficam algumas fotografias e o link da BBC news que me chamou a atençāo.











Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: