Facebook

sábado, 7 de dezembro de 2013

25 Semanas


25 semanas depois diz-se que os teus pulmões estāo a completar a sua formaçāo e a fazer os primeiros ensaios para respirares por ti. Claro que dentro da minha barriga nāo passam de ensaios porque aquilo que respiras é líquido amniótico e nāo ar. Mas sāo ensaios fundamentais para todos os bebés com este tempo de gestaçāo.
Cada semana que passa é motivo de celebraçāo porque te tornas cada vez mais real, mais próxima. O teu peso cá dentro faz-se agora sentir de uma forma bem mais presente. Dizem que deve ser o equivalente a 4 pacotes de sumo. Andar muito faz bem, mas cansa muito também. Temos andado bastante e a māe tem de parar regularmente. O que nos vale é a barriga grande e os olhares atentos de quem passa. Seja em Londres ou em Lisboa, temos tido sorte com a atençāo dos desconhecidos. Levantam-se sempre para nos dar lugar. A verdade é que precisamos. Nāo é capricho. O corpo está em constante trabalho e a dar o máximo que pode. Para teres todas as condições para um desenvolvimento saudável e perfeito. Claro que o medo de todas as māes é fazer algo errado. Nenhuma de nós quer. Nenhuma de nós se quer imaginar a falhar no conforto e na criaçāo de um filho seu. Ultimamente tenho conhecido várias pré-mamās e o medo natural é de que algum factor falhe. Mas a verdade é que esses sāo receios comuns mas habitualmente exagerados tomando conta dos pensamentos das māes responsáveis, preocupadas e atentas. 
Como tua māe aquilo que sei é que te quero bem, sempre bem, todo o tempo. Penso no que como, no que tenho de comer, no que posso e nāo posso fazer. A expressāo "nāo deve" ouço-a sempre como "nāo pode". A ideia "há um risco mínimo de" ouço sempre como "o que tem de fazer para prevenir é". Tudo o que leio na dúvida considero que sim e nāo experimento o "depois logo se vê".
Pode parecer exagerado, pode ser tonto aos olhos de quem vê de fora. 
Pode ser muita coisa mas, meu amor, aquilo que quero que saibas é que tomamos conta de ti desde já. Se tenho de dormir para o lado esquerdo é para o lado esquerdo que durmo. Se nāo é cómodo para mim, paciência, fico dormente, paciência, se a respiraçāo se tornou mais difícil contigo a ocupar o espaço cá dentro, paciência, se me cansam as pernas muito facilmente, paciência. 

O que interessa é que tu, meu amor, tu... Estás aqui há 25 semanas. E esperamos por ti em Março. Em Março. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opiniāo e experiência é importante. Comente: